23 de março: Dia Mundial do Acupunturista

Dia do Acupunturista

No dia 23 de março comemoramos o Dia Mundial do Acupunturista. A palavra Acupuntura tem origem no latim, derivando de “acus“ , que significa agulha e “punctum”, que significa puncionar. Hoje em dia, a Acupuntura já é reconhecida como um importante recurso terapêutico em diversos processos de doença e é utilizada por muitos profissionais da saúde, não só visando à cura de doenças e melhora na qualidade de vida, mas também como um método de dar mais saúde e prevenir futuros problemas de saúde.

Na Medicina Veterinária,a Acupuntura foi reconhecida como especialidade médica pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) e só pode ser exercida por Médico Veterinário que esteja capacitado na área. Há a prova de título de especialista, realizada pela ABRAVET (Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária). É importante saber desses detalhes na hora de procurar um profissional para seu pet, pois infelizmente podem existir profissionais de outras áreas e terapeutas exercendo ilegalmente a Acupuntura Veterinária.

Estudamos muito para nos capacitarmos. Além de pós-graduação, fazemos sempre cursos de atualização, congressos e simpósios. Somente um Médico Veterinário capacitado pode exercer a Acupuntura Veterinária, bem como escolher a melhor técnica naquele momento para o paciente.

Diversas condições podem ser tratadas com a Acupuntura, como osteoartroses, discopatias, afecções neurodegenerativas e ortopédicas. Mas além dessas, que são as mais comuns, podemos atuar também em dermatopatias, problemas endócrinos, controle de peso, alergias e cuidados paliativos.

Como terapia holística, que visa ao tratamento do paciente como um todo (e não apenas de sua doença), a Acupuntura pode ser usada em praticamente todos os tipos de afecções, como um tratamento complementar. O trabalho em uma equipe multidisciplinar, especialmente em casos mais complexos, pode trazer muitos resultados positivos.

Ao longo do período em que trabalho como acupunturista (já são mais de 15 anos !!!), vi muitos pacientes se recuperarem de condições que seus tutores e colegas veterinários achavam ser irreversíveis. Claro que todo paciente tem seu desafio e prognóstico, mas estou sempre disposta a dar meu melhor por cada um deles.

 E é com essa mentalidade que sigo aplicando os conhecimentos que adquiri ao longo da carreira profissional, com a ajuda de mestres muito queridos e dos meus mais queridos pacientes e suas famílias. Sigo buscando ajudar esses seres tão incríveis a sair de processos de doenças e seguirem sua trajetória nesse mundo. Tenho profunda gratidão a todos que me ensinaram (muito) ao longo dessa jornada.

Nem todos os casos têm desfecho positivo, mas sempre seguimos em frente. Quando não pudermos curar, que possamos ao menos diminuir a dor e o sofrimento, trazer uma existência mais digna, conforto e qualidade de vida.

A todos os colegas e mestres, parabéns pela data! Vamos continuar trabalhando com ética, responsabilidade e amor.